Campanha para PARAR a expansão das árvores transgênicas sobre quatro continentes

Para divulgação imediata
20 de agosto de 2014

Nova Yorque – Duas aplicações estão aguardando uma decisão. Se aprovadas, elas permitiriam a venda comercial de árvores transgênicas de eucalipto para que fossem plantadas em plantações em larga escala nos EUA e no Brasil. A “Campanha para PARAR as árvores transgênicas” [1] está se expandindo e mobilizando para impedir a liberação de árvores transgênicas em larga escala no meio ambiente.

ArborGen tem um pedido em andamento no Departamento da Agricultura dos EUA para vender comercialmente eucalipto transgênica tolerante ao frio, enquanto a Futurgene pediu a liberação do plantio de árvores transgênicas de eucalipto à CTNBio, a agencia de biossegurança do Brasil. CTNBio está planejando uma audiência publica sobre a aplicação da Futuragene no próximo dia 4 de setembro.

“Tentamos banir as árvores transgênicas globalmente através de órgãos das Nações Unidas, e agora grupos estão coordenando internacionalmente para impedir qualquer pedido para legalizar as árvores transgênicas”, afirmou Winfridus Overbeek, o Coordenador, baseado no Brasil,  do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais, e membro do Conselho da Campanha. “É crucial que estas árvores potencialmente desastrosos não sejam liberadas comercialmente em função da saúde e viabilidade de ecossistemas florestais inteiras e evitar que as comunidades que dependem delas corressem riscos”.

 Por que árvores transgênicas, diferente de culturas transgênicas de alimentos, podem viver por décadas e espalhar suas sementes e pólen  num raio de muitos quilômetros, e plantadas numa escala industrial invadirão e contaminarão ecossistemas. Elas aprofundarão as consequências nocivas ecológicas e sociais das plantações de monoculturas de árvores, por exemplo, a perda de terra e falta de agua para comunidades vizinhas. Por isso, a Campanha internacional para PARAR as árvores transgênicas, que recentemente se ampliou com membros nos quatro continentes, está demandando uma proibição global de liberação de todos os tipos de arvores transgênicas no meio ambiente.

Nativa da Austrália, árvores de eucalipto plantadas em outros lugares contêm perigos adicionais porque são invasivas, intensivas em uso de água, e extremamente inflamáveis. De acordo com o Manejo Australiano de Emergência, árvores de eucalipto ” uma vez em chamas são difíceis de controlar e apagadas por conter altas quantidades de vapor inflamável de [ suas] folhas. Isso causa grandes bolos de fogo na parte superior da floresta”.[2]

“Plantações jovens e densamente plantadas de eucalipto são particularmente inflamáveis,” diz Lauren Caulfield, responsável de campanhas por florestas dos Amigos da Terra Melbourne (AUS) e membro do conselho da Campanha para PARAR as árvores transgênicas. 

A Campanha para PARAR árvores transgênicas é uma aliança internacional de organizações [3], que incluem Povos Indígenas, cientistas, ativistas contra alimentos transgênicas, ativistas pela conservação das florestas e organizações que lutam pela justiça social, vindos da América do Norte e do Sul, da Europa e da Austrália – todos de lugares onde empresas e universidades estão desenvolvendo árvores transgênicas.

O membro do Conselho da Campanha e da Rede Indigena Ambiental, BJ McManama disse, “Estamos mobilizando organizações, movimentos sociais, comunidades e grupos de base para impedir que milhões de árvores transgênicas sejam liberados no meio ambiente. Devemos parar este ataque a Mãe Terra”.

Contato:

Jay Burney, Coordenador de Mídia, Campanha STOP GE Trees, +1.716.867.4080 jay@stopgetrees.org (Inglês)

Winifridus Overbeek, Coordenador, Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais+55 27 98821 9007Winnie@wrm.org.uy (Inglês, Português, Espanhol)

Notes:

1] A Campanha STOP GE Trees contratou recentemente mais pessoal, abriu um novo escritório internacional e lançou uma pagina web <stopgetrees.org> onde se encontra a lista dos  Steering Committee members e organizações envolvidas na Campanha, bem como os detalhes sobre as ameaças das arvores transgênicas.

2] https://www.em.gov.au/sites/schools/Getthefacts/Bushfires/Pages/default.aspx 

3] Organizações envolvidas na Campanha são:

Biofuelwatch (US-UK)  https://www.biofuelwatch.org.uk 

Canadian Biotechnology Action Network www.cban.ca/ 

EcoNexus (Europe) www.econexus.info 

Indigenous Environmental Network (North America)  https://www.ienearth.org/ 

World Rainforest Movement [Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais] (Uruguay)https://wrm.org.uy 

Friends of the Earth Melbourne (Australia) https://www.melbourne.foe.org.au 

Global Justice Ecology Project (US-International) https://globaljusticeecology.org/

Share This